sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pedagogia capitalista. Educando e lucrando!

           Boa noite galera, hoje eu farei uma postagem sobre uma questão que, a bastante tempo, venho discutindo com alguns colegas meus, a pedagogia capitalista. Isso mesmo, estou falando da pedagogia adotada pelas imensa maioria das escolas particulares de todo o país, a ideologia pedagógica que rege a maior parte do sistema educacional do país e, também, é responsável por parte da defasagem de nossa profissão. Mas o que seria essa tal "pedagogia capitalista" e em que ela influi, realmente, em nossas vidas? Pretendo, apresentar aqui a minha visão de como o sistema particular de ensino vem distorcendo as ideologias pedagógicas de forma que, possam otimizar os seus lucros, é claro que não pretendo trazer nenhuma revelação a vocês, só estou dando minha opinião.


A cada dia eu vejo (e aceito) como a escola particular se parece mais com uma empresa do que um instituição de ensino, mas porque? Bem, a escola particular seria um local em que seu filho irá ter um ensino de qualidade sem correr os riscos físicos, psicológicos e sociais que ele estaria sujeito na escola pública. Na escola particular o menino tem um ensino de nível superior ao das escolas públicas. Mas, para funcionar, a escola particular tem que ser administrada e ela precisa de alunos para crescer e dar lucros, como qualquer empresa; e ai que entra a famigerada "pedagogia capitalista". Entendo como "pedagogia capitalista", aquelas práticas que visão o bem estar total do aluno e sua felicidade para com a empresa contratada - escola - o que não é ruim, entretanto o bem estar do aluno fica acima do bem estar geral - funcionários - pois funcionários podem ser substituídos, alunos não. Na pedagogia capitalista a redução ou manutenção do número de alunos e inaceitável, a unica solução viável é o aumento do número de estudantes e ai vale tudo para atrair novos estudantes e aumentar os ganhos da empresa.
Admito que, de todo, esse sistema não é ruim, nos sempre queremos que nossos filhos estudem nos melhores  lugares e quando pagamos por um serviço desejamos que ele seja bem feito, contudo nunca paramos para observar o que acontece realmente nesses locais, vou ser mais especifico para que vocês entendam os problemas de uma instituição de ensino se comportar como uma empresa.
Outro dia eu ouvi uma frase de um doutor em pedagogia - Não vou dizer o nome dele - que me deixou chocado, o cara chegou e - com toda sua sabedoria de pedagogo bem sucedido - disse:



"Na escola devem trabalhar pessoas bonitas, pois passa a imagem de boa aparência do local e se os funcionários não forem bonitos devem pelo menos estar bem arrumados, com cabelos, unhas, barbas, etc. bem feitos...."


Puta que pariu, isso é um pedagogo? Caralho Paulo Freire deve ter se virado no caixão e cavado pra ir pro inferno de vez. Eu me pergunto, todos os dias eu falo para meus alunos feios - tem muita gente feia no mundo - que beleza não é tudo pois o que conta, na verdade, é o conhecimento, a ética, o esforço e todo aquele discurso motivacional (para pessoas desprovidas de beleza) para mostrar ao menino que beleza não é tudo, mas para que? Para que um doutor em pedagogia venha falar isso e o pior, todo mundo concordar com ele! Eis que eu digo, vamos rasgar nossos diplomas, pois vivemos em um sistema de mentiras e ilusões. Como você deixa de contratar uma pessoa, pelo simples fato dela não obedecer ao padrão de beleza da mídia? Onde é que fica o mais importante, a competência?
A cada dia vejo coisas que me da vontade de rasgar meu diploma. A cada dia as escolas visam, apenas, o lucro e esquecem de sua verdadeira função - e olha que vi coisas piores que não posso postar aqui - a de educar e formar cidadãos éticos e capazes; na verdade, acho que a escola nunca fez isso, eu que me iludia!
O que acho mais engraçado é que esses dias me mandaram ler Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, para que eu desse aula melhor. Olha só, as mesmas pessoas que acham correto que somente pessoas bonitas devem trabalhar nas instituições de ensino, me mandando ler o cara que derruba isso e que eles tanto gostam. 
Todos os dias eu me vejo fazendo uma pergunta. Em que ano estou? 64 ou 2010? Pois a sociedade em que vivo está involuindo.
Ai fica minha proposta, ignorem e sejam subversivos, basta não bater de frente, mas ensine ao seu aluno que o que acontecem em volta dele é errado, mostre a ele o certo que - pode ter certeza - alguns irão perceber o erro da escola e começaram a contestar o sistema e, quem sabe, começar a mudar algo.

Abração galera!

Acredito que todo direito implica uma responsabilidade; cada oportunidade, uma obrigação; cada posse um dever (John D. Rockfeller Jr.)

3 comentários:

  1. Eu realmente não sou a melhor pessoa para comentar acerca de eficiência ou deficiência das escolas particulares. Afinal, estudei minha vida inteira –leia-se: do ensino infantil ao médio – em escola privada e, certamente, não me arrependo disso. Contudo, enquanto professor que sou – e desejo continuar sendo – devo manifestar meu desagrado, ou melhor, repúdio, ao que o Dr. Citado por você falou. Certamente o conhecimento, o ensino de qualidade, está sendo colocado em escanteio no momento em que se opta por pessoas bem providas de beleza – mesmo que desprovidas de conhecimento – e não um profissional comum. Claro que beleza não está ligada ao intelecto, mas privilegiar a primeira ignorando o segundo é, com perdão da palavra, imbecilidade. Parabéns pelo Blog professor.

    ResponderExcluir
  2. Ordep eu também estudei toda minha vida em escolas particulares e não acho o ensino ruim. O problema é com a atitude que as escolas particulares vem tendo perante o profissional que lá trabalha, a escola particular é ótima para o aluno e, dependendo da escola, ótima para os funcionários, em todas são assim!
    valeu pelo comentário e espero que goste do blog!

    ResponderExcluir
  3. a realidade postada é totalmente visualizada no nosso dia-adia,e frases como a dita pelo dr. em pedagogia sao cada vez mais comuns e o pior n é alguem dzr isso....o pior de tudo é q os outros concordem!!!( pelo menos é o q eu acho)...eu sempre estudei em escola particular,mas tive a grande experiencia de estudar 2 anos em uma escola particular q n adotava o "metodo de ensino capitalista",essa foi uma experiancia otima pra mim e q me ajudou mt a ver a grande diferença das otras escolas. vlw daniel por outra postagem interessante...

    ResponderExcluir