quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Reféns das corporações...

Mundo manipulado! É galera, estou criando hoje a terceira coluna deste blog intitulada de Mundo Manipulado, e como já dizia Marília Gabriela "mas porque?". Eu resolvi dar este nome a esta coluna pessoas, pois aqui eu pretendo escrever postagens sobre o mundo e nossa sociedade no geral. Falarei de como - ao meu ver lógico - nós nos submetemos cada vez mais as brutalidades de nosso sistema econômico e político, e da dificuldade que temos, a cada dia que passa, de andarmos contra a essa maré de "civilidade" (meus amigos anarquistas sabem bem do que eu estou falando)!Então, mãos a obra!


Não mude de canal
Segunda feira eu estava navegando pela net e entrei em um site - blog, na verdade - bastante interessante o TLR - Tel Aviv Revolter - e lá achei algumas fotos de grafites feitos em Tel aviv e entre estes desenhos um chamou minha atenção e me fez pensar (ultimamente eu ando muito reflexivo). Era um stencil de Habarovsk, em que um garoto armado fazia de refém um aparelho de televisão. Nesse momento eu refleti "poxa uma inversão de papeis".
Pessoal se nós analisarmos bem, hoje em dia, tudo que fazemos depende de uma televisão, se queremos ser desinformados assistimos TV, mas se quisermos ser bem informados assistimos Tv, contudo se quisermos se rum meio termo nós vemos TV; portanto nos somos reféns da televisão. O problema disso tudo é que, a imensa maioria, das pessoas que assistem televisão não conseguem refletir nada sobre aquilo, apenas engolem e aceitam tudo que PIG (grande mídia) manda, se sentido ofendidos caso algum louco - afinal, quem vai contra a ordem vigente é louco, ou terrorista - diga que aquilo que eles estão, deliciosamente, absorvendo. Os mais esclarecidos, pelo menos, dão desculpas para assistir a tais programas; eu vejo o BBB, pois ele representa um ótimo estudo sociológico; ou eu vejo a novela, pois ela mostra um interessante debate sobre a religiosidade; ou simplesmente, quem assiste é minha filha eu estou vigiando ela, não vendo TV.
Somos engraçados, aceitamos, engolimos... absorvemos e nunca escrevemos cartas de respostas ou sugestões (todos os programas tem algo assim), pois, na verdade, nós gostamos daquilo que vemos ou preferimos nós ausentar como forma de resistir. Resistir, não é deixar de ver TV, resistir seria você perder seu tempo escrevendo reclamações, enviando twites - mandei um criticando a Veja uma vez, nunca responderam -, confrotando a PIG. 
Eu não digo que a televisão é algo ruim, na verdade ela até ajuda bastante, muitos tabus foram quebrados pela televisão, contudo a TV é a melhor forma de alienação de uma população - veja a eleição de Micarla em Natal - e, eu tenho certeza, que PIG sabe de seu poder manipulador e usa este poder todo dia contra nós, quem não lembra das diretas já? Aquilo só existiu por causa da globo, se você acompanha a política vê o que as empresas de televisão fazem com os candidatos da esquerda - Plinio servia de chacota - afinal, os caras são contra a mídia, isso é o mesmo que ir contra Deus - sim pessoas, a mídia é quem faz o Deus do momento. 
Nos somos manipulados todos os dias pelas grandes corporações que formam as redes de TV e o grande problema é que nem percebemos isso, nós incorporamos discursos dominadores e os repetimos a cada dia, como se fosse nossos. Devemos nos libertar, abrir os olhos e lutar contra essa dominação é uma luta difícil, que provavelmente não obterá frutos, mas, pelo menos, iremos chatear e - quem sabe - algo melhore. Devemos protestar, mas não nós asentar, devemos saber o que PIG faz para poder criticá-la; exponham sua visão em algum meio de comunicação - todos temos orkuts, msn, twitter, etc.). Resista, não engula o que a Tv envia, deguste, se for ruim.... cuspa de volta nela!


Abraço a todos!

O que diferencia uma pessoa da outra é seu imaginário, a interpretação que dá aos fatos da vida. (Tizuka Yamasaki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário