quinta-feira, 21 de outubro de 2010

E viva a DEMOcracia: Vivemos a democracia ou a anarquia?

Boa noite pessoal! Dando continuidade a essas postagens sobre política, que venho fazendo, gostaria de discutir hoje um tema bastante recorrente na nossa sociedade e que eu tenho observado constantemente nas redes sociais que acompanho (orkut, msn, bloger e twiter), a confusão entre democracia e anarquia. Contudo, antes de postar aqui minhas considerações, gostaria de pedir desculpas por não ter feito minha postagem de ontem - sei que muitos leitores ficaram frustrados, por eu não ter postado nada - mas é que ontem, quarta feira, eu fiquei destruído, após um exaustivo dia de trabalho e não consegui postar nada para vocês! Ok, desculpas dadas, vamos ao que interessa.


Todos os dias ao perambular pela internet eu me deparo com um erro bastante comum, a confusão do que é  a anarquia e o anarquismo. Apesar, de não parecer eu concordo com muitas ideias pregadas pelo anarquismo - apesar de eu achar ele inviável, mas eu conheço e acredito que são boas ideias - e constantemente me deparo com pessoas (geralmente cristãos conservadores) que afirmam, categoricamente, que vivemos em uma sociedade anarquista ou, pelo menos, parecida com uma sociedade anarquista.
O grande problema é que vivemos extremamente, diga se de passagem, longe de uma sociedade anarquista. Porém, vivemos em uma verdadeira democracia indireta - chamada também de ditadura da maioria. Sim pessoal, vivemos em uma democracia indireta - e praticamente perfeita por sinal - em um ciclo de dois em dois anos votamos e escolhemos as pessoas que irão nós representar e criar leis que nós favorecem; sendo, por lógica, uma representação indireta. Nós escolhemos quem irá falar por nós, diferentemente de uma democracia direta em que todos tem o direito de opinar e ser ouvido - Atenas foi o melhor exemplo de democracia direta, acho que somente ela. Então o que tem haver o pobre do anarquismo? Bem, as pessoas - desde as políticas anticomunistas, da Guerra Fria - tendem a associar o anarquismo a algo ruim, sem controle, perigoso, etc. sendo que, o anarquismo é algo totalmente diferente disso que a PIG espalhou sobre ele.
O anarquismo é uma ideologia bem simples, para falar a verdade, a sociedade seria totalmente independente - sem governo, leis e tudo o mais - contudo, diferentemente do que a massa acha, a sociedade seria regida pela consciência de cada individuo. As pessoas não precisariam de leis para não roubar, pois elas saberiam que roubar é errado e o que é errado não pode ser feito, ou seja, as leis seriam a consciência das pessoas - não estou discutindo se isso é viável ou não, apenas explicando -portanto, no anarquismo, todos teríamos a oportunidade de viver em um mundo livre de guerras, preconceitos, desgraças, exploração e tudo o mais (qualquer semelhança com o sonho do cristão é mera coincidência lol); seria uma sociedade perfeita, portanto, o anarquismo é ótimo. Justamente o contrário da democracia em que as pessoas devem engolir goela a baixo a vontade da maioria - ou da minoria que manipula a maioria. Portanto gostaria de colocar que a nossa sociedade é uma democracia perfeita, uma minoria dominante, manipula a visão de sua massa de manobra e faz com seus projetos sejam aprovados e mantidos. Se o anarquismo existisse, nó poderíamos debater o que na verdade é melhor para a população e decidir, sem a manipulação - pelo menos em parte - sem a compra de votos e etc.
Tenho que parar de pegar briga no twiter com os conservadores cristãos que sempre se acham certos!Bem queria viver em uma sociedade anarquista!

Abração pessoal!

"Não é possível vencer uma pessoas ignorante com argumentos!" (Provérbio Chinês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário