terça-feira, 12 de outubro de 2010

As milhares de cavernas da vida!






Filosofia barata, esse é o nome da coluna que estou criando agora. Neste espaço eu pretendo postar todos os meus pensamentos e divagações filosóficos que eu tenho ou venha a ter (por meio de alguma revelação divina, ou sei lá o que...), pretendo, também, discutir temas gerais ligados a minha filosofia de vida. Para ser mais exato, aqui eu irei divagar sobre várias coisas que parecem não ter sentido, mas que - na verdade - possuem "algo mais" dentro dela. Bom, por fim, espero que gostem, meus caros leitores, ou seja, nenhum       -.-!



Ontem eu estava divagando pelo youtube e acabei encontrando um vídeo bastante interessante que explicava, de forma bastante clara, "o mito da caverna" de Platão e ai pensei "poxa esse vídeo realmente, nós faz refletir sobre as várias cavernas a que estamos presos e as outras incontáveis que conseguimos nos libertar". Foi ai que resolvi escrever algo sobre esse vídeo, pois ele, me fez pensar na nossa sociedade e nosso modo de vida. Aqui vai o vídeo galera, espero que vocês percam seu tempo assistindo, afinal, ele vale a pena!

Agora que vocês assistiram a este maravilhoso vídeo, vamos as minhas considerações sobre ele.
Na minha visão, eu entendo que o mundo é formado por várias cavernas e nunca seremos livres de todas elas, acho que as pessoas que se libertam de todas as cavernas se tornam santidades Jesus, Buda, Maomé. Contudo ao se libertar de todas as cavernas essa pessoa "iluminada" acaba criando novas cavernas e prendendo as outras pessoas a elas!
Vejamos bem, eu me acho uma pessoas com uma consciência, bastante, libertaria e reacionária, contudo eu não não compartilho de todas as ideias que essas correntes de pensamento me trazem. Sendo realista, eu ainda - e acho que sempre serei - preso a algumas cavernas (coca-cola, tecnologia, consumismo, etc.), apesar de eu ser totalmente diferente de minha família, muitas coisas da criação conservadora de classe média consumista ficou em mim e provavelmente nunca irá sair. Como eu disse, sempre estaremos presos a alguma caverna. 
O que devemos fazer é tentar ver o mundo de forma mais ampla e, pelo menos, reconhecer as cavernas as quais estamos presos e fazer o possível para nos libertamos delas. Foi abrindo minha mente que me libertei de várias cavernas que me cercavam ( a caverna da homofobia, a caverna da religião, a caverna do preconceito, a caverna da despolitização, etc.) e eu agradeço e muito as minhas vivencias na faculdade que me mostraram que eu era, apenas, um pequeno burguês emergente e que muito do que eu achava que era o mundo era, na verdade, apenas uma sombra mal projetada da realidade!Devemos abrir a mente para nós livrarmos do maior número de cavernas possíveis e, a cada dia, rumamos para um mundo melhor!  


Valeu galera, se gostaram comentem!


"Tudo nasce com nossos pensamentos. Em nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo. (Buda)"

4 comentários:

  1. essa postagem faz realmente as pessoas pararem para refletir sobre o q sao e o q fazem....
    essa postagem tbm é repleta de verdades q as vezes ficam escondidas na vida,quem pode dzr q n é influenciado pela midia?,quem pode dzr q n prefere coca-cola? ..... ao ler essa postagem n significa q vamos virar seres perfeitos e livres de todas as cavernas,como um proprio trecho diz : o importante é enxergar as cavernas ainda existentes em nos.

    ResponderExcluir
  2. nós nunca seremos perfeitos, mas podemos melhorar...muitas pessoas vivem longe de muitas cavernas (existem pessoas que não consomem coca-cola e tentam não se influenciar pela mídia), contudo a cada caverna que você se livra sempre haverá uma nova te prendendo! Sempre estaremos dentro de alguma caverna, nem que seja a caverna de nossos próprios pensamentos!

    ResponderExcluir
  3. Eu vislumbro o mito da caverna não só falando das nossas amarras que obstam a plena libertação ou a total coerência, eu vejo também como um relativizador da realidade, não sei se você concorda comigo, mas acredito que o mito da caverna mostra um pouco de uma visão materialista ao determinar o pensamento do homem de acordo com a caverna que vive. O homem só pode contestar uma realidade alheia quando vive a mesma, pois enquanto permanece na sua caverna não conhece o mundo plenamente la fora para contenstá-lo. Mas ainda não vi esse vídeo completo, depois posso ter mais para contribuir na discussão.

    Mas concordo com o que você diz quanto a impossibilidade de se desamarrar de forma plena, não é porque você não consegue ser 100% correto ou coerente, que você não vai poder buscar o máximo de coerência ou correção.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com você Shilton. Em minha visão, a caverna seria a sua mentalidade e seu modo de agir em sua realidade, quando você se insere em outra realidade e interfere nela, com outro ponto de vista, você está apenas mudando de caverna; ou se libertando de uma antiga; pode, simplesmente, estar acrescentando mais uma e não se libertar de nenhuma! Acho que o que influencia é a forma que nós interferimos e pensamos nossa realidade!

    abração man!

    ResponderExcluir