segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Homofobia é crime! É mesmo?

Bem galera, estou aqui hoje para escrever uma postagem - que provavelmente irá me dar dor de cabeça, se algumas pessoas tomarem conhecimento dela - sobre a homofobia. Como vocês devem saber, a homofobia é o preconceito contra todos os integrantes da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), pretendo que está postagem parece mais com um manifesto contra  a homofobia, afinal vivo dentro de um buraco - literalmente, Goianinha fica dentro de um vale - cheio pela borda de conservadores, direitistas e fanáticos religiosos (a maioria são os três ao mesmo tempo -.- ), sabendo disso vocês devem ter ideia dos absurdos que eu escuto aqui e, ainda sou criticado se me coloco contrário a esse preconceito. Para que vocês tenham ideia vou listar algumas das coisas que meu pobre ouvido presenciou nesta cidade:

"Prefiro meu filho criminoso e drogado do que gay, porque as drogas e o crime tem cura!" Nem Paola Bracho!
"Me confunda com um bandido, mas com um gay não!" Essas foram da mesma pessoa viu!
"Olha duas meninas se beijando! Agora agente tem que aceitar isso né?" ISSO? Caralho!
"Professor não é gay não! É doente!" Eu quase mato o desgraçado!
"Eu não sou preconceituoso! Só não ando na mesma rua que um gay!" Imagine se esse fosse?
"Somente Jesus salva dessa maldição!" Doente, amaldiçoado....

É galera, a vida de um homossexual por aqui é difícil, na verdade isso acontece no estado todo. Contudo, no interior, a situação é pior. 
Foi de tanto ouvir essas atrocidades pessoal que eu me tornei uma pessoa extremamente homofóbica - sim, eu era um homofóbico, e dos mais radicais, não me orgulho nem um pouco. Eu fui curado deste mal, somente, no ano de 2005 quando eu entrei na faculdade e me deparei com homossexuais ( por sinal um deles hoje é um grande amigo meu) e por querer aparentar ser "politicamente correto", tive que aceitá-lo. Porém com o passar do tempo eu tive a epifania de minha vida: "o fato de uma pessoa ser homossexual ou não, não torna ela melhor ou pior, nem muda seu caráter". Desde então eu sou um grande defensor dos direitos dos homossexuais e possuo vários amigos chegados que são homossexuais.
É, seria bom se fosse simples assim, mas não é! Primeiro eu tive que enfrentar o preconceito de minha família que achavam que por eu ter amigos homossexuais eu me tornaria gay, afinal, essa "doença deve ser contagiosa", mas essa luta eu venci; só que veio o segundo ponto, o que a população de meu querido buraco achava - Goianinha é construída no fundo de um vale - aqui eu fui malhado, perseguido, etc. por ter cometido o crime de, ser amigo de homossexuais, contudo, como eu sempre fui firme em minha posição e as pessoas daqui falam pelas costas e não pela frente, o preconceito da cidade eu superei mais rápido que o da minha família.
Infelizmente, nós vivemos em um país que os homossexuais, ainda, são perseguidos por conservadores, direitistas e fanáticos religiosos. E, para completar, toda a merda do preconceito de nosso país os candidatos a presidência tem que discutir o não apoio ao casamento de homossexuais, porque quem for a favor, correrá o risco de perder um imenso número de votos - o voto dos idiotas religiosos e dos defensores da família - RIDÍCULO! 

A cada dia me sinto mais envergonhado de viver nesta sociedade inefável, em que pessoas que se amam não podem se unir, pois existem pessoas preconceituosos - muitas vezes enrustidos - que não fazem valer a democracia - o que é melhor para todos - e, sim, fazem valer a sua opinião pessoal e religiosa, RIDÍCULO! É claro que eu reconheço que a situação dos homossexuais está bem melhor que antigamente, mas ela melhora, porque existem leis que proíbem as pessoas de agir contra eles (o que torna pior ainda, "ninguém me bate porque tem uma lei que me protege!"), uma vergonha as pessoas deviam respeitar a comunidade GLBT, pelo simples fato deles serem humanos como todos nós, um gay é uma pessoa normal com pontos fortes e fracos como qualquer pessoa, por que é tão difícil aceitá-los? Temos medo, sim medo! Medo de ser, de se tornar, ou de aceitar, pelo menos essa é a explicação mais razoável que conheço. Contudo, nós temos que entender que o  preconceito, contra os homossexuais, é uma construção cristã. Até o surgimento do cristianismo o homossexualismo era aceito como algo normal e ai vem a Igreja Católica - e as protestantes - afirmar que o homossexualismo é pecado, isso mesmo pessoal, o preconceito - a maioria deles - surgiram com o cristianismo. E ai eu formulo a questão a fé ajudou ou atrapalhou?Ou seja, essa ideia de que o homossexualismo é uma coisa ruim, mostra como a mente da humanidade foi e é manipulada - em vários sentidos - pela mídia, pela fé, resumindo, pelas grandes corporações. Pelo menos algumas delas estão a favor dos homossexuais! 
No fim de tudo, eu tenho pena, pois eu sei que os homossexuais vão sofrer muito para conquistar seus direitos, mas tenho certeza que conseguirão - os negros conseguiram, as mulheres, os deficientes físicos - afinal, todos somos humanos e temos os mesmo direitos, devemos viver unidos e não separados por uma coisa pequena, como a orientação sexual de cada um!



Abração galera!

"Eu sou um sonhador prático. Meus sonhos não são meras fantasias vazias. Eu quero converter meus sonhos em realidade." (Mahatma Gandhi)     

11 comentários:

  1. Vamos lá!

    Achei teu texto interessantíssimo no sentido de ser um testemunho de quem já experimentou os dois lados da moeda! Kkkkkkkkkkk EXPLICO: Se definir como homofobico em outrora e hj respeitar e defender a “categoria” homossexual!

    Coloco “CATEGORIA” entre aspas por que discordo da perspectiva da defesa de direitos e respeitos mútuos através de grupos, agremiações e o caralho a quatro! Penso que isso é reducionismo e que ao mesmo tempo em que as pessoas pregam igualdade, ao se fecharem em grupos, colocam-se como “diferentes”, entende a lógica? (se alguém do “movimento” ler isso, vai me bater, mas enfim... intolerância pela tolerância não vale né?!)

    Sinceramente acho que o lance é bem mais complicado que esse! Fala-se muito em respeito aos negros, as mulheres, aos cultos religiosos e blá blá blá Não curto isso! Devemos ter respeito ao CIDADÃO, AO INDIVIDUO! Que importa se o fulano é homossexual, crente, “macumbeiro” (expressão tosca e por si só cheia de preconceitos!), e etc?? Isso é apenas MAIS UM ELEMENTO que forma sua pessoa, sua personalidade! Além de gay, o “fulano(a)” é filho(a), amigo(a), aluno(a), profissional, namorado(a), as vezes pai, mãe... a orientação sexual é apenas MAIS UM DETALHE na formação do individuo, detalhe importante diria eu, afinal a psicanálise ta ai a mó tempão estudando a interferência dos comportamentos sexuais no/do individuo!

    ResponderExcluir
  2. Continuo... hehehehe

    Vejo (e talvez posso estar errado) que o lance não é bem por ai... o respeito deve ser antes de tudo ao individuo, independente de raça (raça não, etnia pq raça até onde sei só existe uma, a humana!), credo, origem geográfica, fibra capilar etc...

    Nosso mundo, e conseqüentemente nossa sociedade, muda em nossa “anarquia” diária! Mais que fazer manifestações, leis, passeatas em prol de grupos/comunidades devemos praticar a gentileza e a tolerância no nosso dia-a-dia (percebe o carnaval nada político que virou a parada gay?? Pelo menos é o que muitos dizem ne? Só p/ encher o saco digo ao contrario: a gente faz política em todo momento, inclusive carnavalizando e se divertindo, mas daí é de cada um, não estou generalizando... MAS TB SE FAZ POLITICA DANÇANDO LADY GAGA!!!!) .

    Não estou dizendo que a sociedade civil organizada não tenha o direito de se manifestar do modo que preferir: tem e deve!!! Afinal, este foi um direito adquirido a duras penas, a historia da humanidade ta ai p/ explicitar!

    O problema talvez seja de perspectiva minha de enxergar o mundo mesmo! Não me sinto a vontade em me definir como membro de comunidade X ou Y, não me sinto como pertencente a grupos Y ou Z, enfim.... opinião pessoal e talvez uma (pseudo) falta de identidade com alguma coisa especifica!!

    Particularmente tenho dificuldades em entender, ver, conceber o mundo em “caixinhas” ... “fulano é gay”, “fulano é negro”, “fulano é crente”: não seria possível um “fulano” gay, negro e crente?? KKKKKKKK apesar da contradição explicita penso que sim....

    Somos múltiplos e somos um só! Tem uma musica não sei de quem que diz : “não me compare, eu sou incomum; não me provoque eu sou todos e cada um (...)”, acho interessantíssima para pensarmos juntos tudo isso!

    O respeito e a tolerância devem ser pela pessoa, pelo cidadão que independente de “classe” social, credo, pigmentação da pele, são pessoas, cidadãos do mundo, como eu, você, nossos amigos, familiares, Edir Macêdo, José Serra e etc hauahuahauahau (é eu sei que o respeito é difícil, sobretudo no caso do Serra!)

    Concordo contigo quando falas que instituições e grupos produzem discursos intolerantes para com outrem, mas acho que ao mesmo tempo devemos relativizar essa questão, para não cairmos na mesma armadilha de discursos intolerantes!
    Será mesmo que nós, enquanto sujeitos reflexivos (?), não temos também discursos tão intolerantes quanto? “Até o surgimento do cristianismo o homossexualismo era aceito como algo normal e ai vem a Igreja Católica - e as protestantes - afirmar que o homossexualismo é pecado, isso mesmo pessoal, o preconceito - a maioria deles - surgiram com o cristianismo”, não sei... só estou pensando alto contigo!

    O lance todo tá num negocio de nome complicado (e eu sei que você sabe disso!), mas que é super simples de pensar (e praticar): Alteridade!!! Palavra difícil só p/ dizer que temos que nos colocar no lugar do outro, tentar entender sua visão de mundo e seus atos a partir de seus valores e princípios....

    ResponderExcluir
  3. Continuo... [mais uma vez!!!]

    Nossos valores são construídos de acordo com nossas experiências: pessoas de uma cidade pequena, partilhando das ideias da tradição judaico-cristã ocidental, com um universo mental (e de saber) “reduzido” (etnocentrismo e hierarquização que fazemos ta vendo? rsrsrs), difícil neh... Mas nunca tarde!!!!!!!!! Teu texto mostra isso: a fogueira que vc pulou! Da homofobia ao respeito e as atitudes políticas na anarquia cotidiana em favor dos “marginalizados” sociais!

    Talvez eu seja muito idealista no modo de enxergar o mundo, mas eu só sei ser assim... HEHEHEHEHEHE

    Penso que para mudarmos esse quadro de intolerância devemos fazer o que vc faz! Denunciar o que não concordamos tendo em mente o lugar de fala daqueles que propagam as “atrocidades”, mas isso deve ser feito num caminho de mão dupla: a gente de cá e o pessoal que gosta de falar “coisas estranhas” de lá... difícil, eu sei que é, mas não custa nada tentar né?!

    Valeu mesmo pelo texto! Me senti abraçado com ele (apesar dele não ter sido produzido diretamente p/ mim!!! Hehehehehehe)

    p.s Homossexualismo NUNCA MAIS!!! Homossexual?? Hum... sempre (eu acho... hehehehehehe)

    ResponderExcluir
  4. è, bicho... eu por exemplo já ouvi baboseiras de pessoas fanáticas, do tipo: "a lei de homofobia garante privilégios sociais aos homossexuais"... um absurdo que o onosso país ainda tenha este tipo de mentalidade, guiada pelo não uso da razão, mas sim pela falta de bom senso e respeito pelo outro!

    ResponderExcluir
  5. O texto é bom e retrata um fato corriqueiro (infelizmente)do dia-a-dia. Ele também traz a tona o discernimento da "coisa", ou seja, o que é homofobia. Isso é bom pra esclarecer e "pôr os pingos nos i's"... dia desses me deparei com Tico Santa Cruz, brilhantemente, dando sua opinião sobre esse tema. Ele dizia, parafraseando-o, que se deve existir o direito do "não gostar"; seja pra gays, héteros ou o caralho à quatro! Já que é inerente do ser humano ser individualista e seletivo - fato.

    Ao me ver, concordo (do começo ao fim) com a opinião dele.

    Ainda parafraseando o mesmo: Quando se propaga o ódio, intolerância, difamação, uso da agressão e tentativa de humilhação a gays, héteros ou ao caralho à quatro, conseguimos uma conjuntura indiferente, insana e estúpida ao ser humano, porém, muito difundida [DOUTRINARIMANTE] às "mentes preguiçosas" ou aqueles dentro das inúmeras e gigantescas "cavernas" (valeu Platão) por ai afora, pelo verdadeiro MAL.

    Ainda bem que não vou mais a(s) igreja(s) nos domingos; descobri o "Domingão do Faustão"... e as suas dançarinas, claro! :P

    ResponderExcluir
  6. É Halyson, eu tenho o orgulho de dizer que eu pude deixar de odiar uma coisa que não precisava odiar!Agradeço pelas criticas, eu sei que meu linguajar, ainda conta com muitos termos preconceituosos e no tocante da manipulação. bem, como eu falei no post sobre platão, a cada caverna que nós libertamos criamos uma nova e, atualmente, estou preso na caverna que me faz culpar - em grande parte - a religião pelo preconceito e a intolerância que os homossexuais sofrem, vou tentar evoluir mais!Mas obrigado pelo comentário meu querido!

    ResponderExcluir
  7. É Julio outro dia vinheram em falar que se a lei de proteção aos homossexuais fosse aprovada um dono de bar que pegasse um casal homossexual transando em seu banheiro não poderia expulsa-los do seu estabelecimento, pois isso seria preconceito! É claro que se fosse um casal hetero tudo bem, ainda mais se ele fosse convidado para participar, meu cadê a lógica nesse argumento? Lógico que o cara poderia expulsar, afinal isso seria um atentado ao pudor, mas o que vemos é se fosse um casal hetero a pessoa iria cogitar aceitar o fato, por ser heteros "normais". CARALHO!A cada dia vejo como nos tornamos mais estúpidos!

    ResponderExcluir
  8. Tião, nesse caso eu acho que não deveria haver lei alguma, mas o estado tem que criá-las, pois as pessoas só deixaram de maltratar os homossexuais quando isso for crime, foi assim com os negros! Mas uma lei dessa é uma vergonha, pois devemos aceitar uns aos outros como somos, isso é questão de consciência, coisa que nós não tmeos e nem queremos ter!

    ResponderExcluir
  9. a postagem ficou mt interessante e retrata mt bem como as pessoas vivem cm a questao da homofobia...alguns so fingem q respeitam os homosssexuais pq é lei..ja outros nem ligam pras leis!!! outro fato q devemos ver é q infelizmente ainda é preciso desse tipo de texto pra concientizar algumas pessoas....prefiro nem comentar os absurdos q ouvimos!!!!...xerú'h!

    ResponderExcluir
  10. Realmente brisa...isso é muito triste, mas tende a melhorar com o tempo, quem sabe daqui a cinquenta anos, se a espécie humana ainda existir o preconceito tenha acabado?

    ResponderExcluir
  11. Tipo, uma coisa q eu tenho certeza Daniel é que do mesmo jeito q a violência nunca vai acabar o preconceito também não. Só haveria um modo: acabar toda a humanidade e criar uma nova onde não existisse preconceito.
    Eu até hoje não me conformo com os olhares que eles levam, o preconceito e não aceitação da família, o que é o principal, porque com o apoio dos pais e da família, tudo se torna mais fácil.
    Mas muitos pais dizem amar os filhos, que amor é esse que não os aceita do jeito que são? que famílias são essas que teem vergonha das pessoas que fazem parte delas?
    Eu me pergunto: o amor não deveria ser o de mais importante, a união da família? as pessoas leem a bíblia mas não prestam atenção e nem usam da palavra de Deus. Quando ele diz que ama a todos ele não abre excessões, são absolutamente todos... Mas as pessoas não prestam atenção nas próprias palavras.
    Pra mim o que importa é o amor que existe em uma família e em duas pessoas que se relacionam. O principal e o que eu busco e que todos deveriam buscar acima de tudo e de todos se resume em uma palavra: FELICIDADE.
    Eu não sou a dona do blog mas sou metida e coloquei minha opinião. quem gostar q goste, quem não gostar q se mate.
    Xero ' pra vcs

    ResponderExcluir