terça-feira, 19 de outubro de 2010

E viva a DEMOcracia: Voto Nulo, anulação política?

Boa noite, por incrível que pareça eu ainda estou com tempo e criatividade para manter as atualizações diárias do blog e hoje eu darei início a mais uma coluna do blog - uma coluna, que por sinal, será um pouco menos usada - o nome que eu dei a ela foi "(Des)politização". Quanto ao nome despolitização, não quer dizer que vou falar para sermos inertes as decisões políticas do país, mas sim criticar sobre este tema tão mal quisto por nos - pelo menos pela maioria - pois bem, mãos a obra!


É, eu vinha evitando falar sobre isso aqui, mas era inevitável e uma hora teria que chegar a este tema: A política, propriamente dita. Bom pessoal, estamos em mais um ano de eleições e todos os dias nos deparamos com os futuros dirigentes de nosso país se degladiando em um verdadeiro "Mortal Kombat" eleitoral. Todos os dias somos alvejados com uma chuva de acusações de um lado contra outro (ainda mais no segundo turno) e, apenas, em alguns momentos perdidos observamos a apresentação de algumas propostas. É pessoal, isso é o que eu gosto de chamar de "política selvagem" e o seu lema básico é "propostas não vencem eleições, acusações e calunias sim!"
Devido a este tipo de política acefala e desrespeitosa muitas pessoas, a cada dia que passa, ficam mais enojadas com o sistema político brasileiro e, junto com essa indignação, surge o voto nulo como um grito da sociedade contra a falta de moral dos políticos. Não pensem que eu sou o Jason (paladino defensor da honra e dos bons costumes que só mata quem está fudendo), mas eu penso que os políticos deviam ter um mínimo de princípios e postura, afinal eles que "lideram" nosso país; o que eu sei que não acontece, temos até que criar meios para que ladrões não sejam eleitos - mas falarei disso em outra postagem.
Aqui no Brasil o voto é obrigatório - nem em Atenas, berço da democracia, na Grécia Antiga era - e devido a isso de dois em dois anos somos obrigados a escolher o "menos ruim" entre vários candidatos, mas espera! Eu tenho que escolher um?Sim!Você tem! Ou vai o que? Votar nulo e se anular politicamente? Bem pessoal, está é uma frase dita muita por aqui, votar nulo é se anular politicamente. Outro dia eu estava no trabalho discutindo sobre política e após dizer que votei nulo em alguns candidatos (eu só não votei nulo para presidente) me fizeram as mais "perfeitas" e "bonitas" - sim, estou sendo eufemistas - criticas, sobre minha visão "distorcida":


"Isso é loucura do povo de história, lá é tudo assim, doido" Realmente, esse argumento mudou minha opinião!

"Rapaz, você tem estudo e diz que via votar nulo!" lol, devo admitir, eu ri com essa!
"Você votou nulo para governador? Então você deu o voto para Rosalba!" se você está dizendo, fazer o que?

Caso vocês prestem atenção nas frases ditas pelos meu companheiros de trabalho, perceberá que são apenas meras reproduções, sem nenhum acréscimo de pensamento critico, ao discurso - idealizador e manipulador - de nossa sociedade "democrática" (nós não vivemos em uma democracia real, mas isso, também fica para outra hora). 
Vamos as minhas considerações galera. A primeira frase é a mais ridícula de todas, afinal, ela está generalizando um grupo totalmente heterogêneo, em história encontramos todos os tipos de visão política, admito que os que votam nulo são maioria, contudo nós votamos nulo por motivos políticos e não porque fazemos história, somos loucos, ou drogados; esse pensamento - e olha que foi de alguém de artes - é totalmente conservador e, para ser legal, "dominado". 
A segunda frase foi, bastante absurda também.É justamente, por ter estudo que eu voto nulo, pois com o meu estudo eu percebo as coisas de errado na política e pela falta de candidatos eu voto nulo, infelizmente - para mim e muitos - eu não sou um pseudo intelectual que prefere absorver tudo que a PIG (A grande mídia) me manda e reproduzo. Eu penso, eu reflito e, por isso, eu sou descriminado e sofro. 
Por fim a terceira, esse é o típico pensamento de pessoas sem estudo algum - pena que quem falou ele para mim foi um professor. Votar nulo, nunca será um voto para quem está vencendo (pode ser, em parte, em um segundo turno), vejam bem a lógica da coisa pessoal, tivemos vários candidatos a governador se eu escolhesse votar em Sandro Pimentel (PSOL), a partir do pensamento divinamente perspicaz de meu colega, então, eu estaria dando um voto para o primeiro lugar (Rosalba - DEM), sendo a mesma coisa que um voto nulo. Em outras palavras o pensamento de que "eu voto em quem está vencendo, pra não perder o voto".
É, esse foram os argumentos usados para fazer com que eu não votasse nulo e eles só reforçaram essa vontade, nós não devíamos ser obrigados a votar, mas já que somos, votaremos no melhor candidato e não no "menos ruim" e, em caso de ausência de um candidato bom, votaremos nulo. Anular é mostrar que você é contra a porcalhada instaurada lá, anular é não desperdiçar seu voto em candidatos oportunistas, anular é criticar, anular é se rebelar, anular é pensar diferente, anular é tentar mudar.
Se você não tem candidato, VOTE NULO, mas se você acha que algum se salva, vote nele e tente mudar o país fazendo valer seus direitos! 

5 comentários:

  1. Teu dia-a-dia está sendo um verdadeiro "laboratório" sociológico! HAHAHAHAHAHAHAHA O bom disso tudo é que gera "matéria-prima" p/ teus posts!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKK...meu basta eu escrever sobre as coisas que vejo e escuto por aqui! Já tenho mais umas cinco postagens na cabeça! Aqui é um bom lugar para falar o que eu não posso nas ruas de minha cidade!

    Espero que esteja gostando!

    ResponderExcluir
  3. Estou sim! super-divertido! Quando leio parece que estou escutando vc falar!!! HUAHAUAHAUHAAHAUHAUAH

    ResponderExcluir
  4. a postagem ta m,t boa...bem q o voto nulo é um fato q possui mts criticas diferentes...alguns dizem q é um desperdicio de voto,q vc n e impora cm o seu pais...outros afirmam q o voto nulo é uma forma de protesto( a qual eu concordo as vezes),o problema é q nem todos q votam nulo estao protestando...mts votam nulo apenas para se livrar da responsabilididade de vota...é isso ai..cm esse tema surgi mts discussoes( no bom sentido,troca de ideias)...to adorando e torcendo pra q seu entusiasmo dure...

    ResponderExcluir
  5. Isso de votar nulo por votar, realmente é um pró, mas não deixa de ser válido, pois o voto não deveria ser obrigatório, se o cara não fosse obrigado a votar a quantidade de votos nulos seria mínima! Abração Brisa, espero que continue gostando!

    ResponderExcluir